SISFIES 2018: Sistema do FIES, Inscrição, Aditamento

Os alunos que foram beneficiados pelo FIES devem ficar atentos para manter o cadastro no SISFIES 2018 atualizado. Acessando o SISFIES 2018 é possível consultar todas as informações de cadastro e o sistema de financiamento. Saiba todas as informações a seguir.

SISFIES 2018

SISFIES 2018

Criado em 1999, o FIES oferece o financiamento estudantil de forma parcial ou integral a estudantes que querem fazer uma formação no Ensino Superior. A criação deste programa teve como objetivo facilitar a forma de pagamento para que os estudantes possam concluir seus estudos.
Existem alguns critérios importantes para conseguir esse tipo de financiamento, um deles é estar matriculado em uma instituição de ensino com conceito positivo no MEC.

Fique atento! Leia também:
Inscrições FIES

O que o aluno pode consultar no SISFIES 2018

Os alunos poderão utilizar o SISFIES 2018 para consultar toda a sua situação de financiamento.

Confira a seguir quais consultas são possíveis de serem feitas:

  • Consultar como fazer a inscrição;
  • Simular o financiamento escolhido;
  • Consultar a legislação vigente para esse financiamento;
  • Consultar informações sobre renegociação de dívidas;
  • Atualizar as informações cadastrais.

 


Aditamento SISFIES 2018

O aditamento SISFIES 2018 nada mais é do que a atualização cadastral do seu benefício. Ele deve ser feito anualmente e o prazo é determinado pelo Governo Federal.

Existem dois tipos de aditamento, o simplificado e o não simplificado.

O aditamento classificado como simplificado significa que nenhum dado precisa ser alterado e você não possui nenhuma pendência financeira a ser regularizada.

O aditamento não simplificado significa que algumas informações precisam de alteração no contrato firmado, exemplo: endereço, telefone ou qualquer outra informação pessoal.

Quais são as etapas do aditamento?

O aditamento é feito no SISFIES 2018 http://sisfies.mec.gov.br/ pelo próprio estudante financiado que faz a confirmação eletrônica, logo em seguida uma solicitação da Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA).

O estudante então deverá acessar o SISFIES em até 20 dias e confirmar a solicitação do aditamento se todas as informações estiverem corretas.

Após essas etapas, o aluno deve comparecer até a CPSA para fazer a retirada do Documento de Regularidade de Matrícula.

Caso alguma informação esteja incorreta o aluno deve entrar CPSA para fazer a correção dessas informações e reiniciar o processo.


Como fazer a inscrição no SISFIES 2018

O estudante que foi pré-selecionado deverá acessar em até 5 dias corridos o SISFIES para efetivar a sua inscrição.

O procedimento é bem simples, acompanhe:

  • Acesse o site;
  • Os novos cadastros no SISFIES são destinados apenas aos contratos de financiamento firmados anteriormente a 2010;

  • Se for o seu caso, preencha as informações que forem solicitadas, como o seu nome, data de nascimento, e-mail, sua senha e a confirmação dela e o código de verificação;
  • Em seguida clique em “Enviar”.

Os estudantes que por algum motivo encerraram o seu contrato de financiamento de forma antecipada não terá como ser contemplado com um novo financiamento.

Não será necessário que o estudante faça qualquer solicitação de encerramento de contrato ao terminar o seu prazo de financiamento. As fases de carência e amortização são automáticas e se iniciam e terminam automaticamente.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *