Inscrições FIES 2017: Faça Agora seu Cadastro!

Quer fazer o tão sonhado curso superior mas não tem condições de pagar as mensalidades? No Fies você encontra as melhores condições de financiamento. Para participar deste programa, você deve saber como fazer as inscrições FIES 2017. Conheça como funciona o Fies, os requisitos para fazer as inscrições FIES 2017 e todas informações sobre este financiamento.

Inscrições FIES 2017

Inscrições FIES 2017

Fies 2017

Para quem quer cursar o Ensino Superior e não tem condições de pagar as mensalidades, o Fies é a melhor opção de financiamento estudantil existente no nosso país.

O Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), é um programa do Ministério da Educação que surgiu com o objetivo de financiar os estudos do ensino superior em faculdades/universidades privadas, aos alunos que estão matriculados na instituição e que tenha avaliação positiva em todos os processos exigidos pelo financiamento.

 

fies-2016-tera-limite-de-350-mil-vagas

Desde 2010, o programa passou por algumas alterações, e passou a ter como Agente Operador, o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A sua taxa de juros passou a ser 3,4% ao ano, com período de carência de 18 meses. Além disso, o percentual de financiamento subiu para até 100%, e também permitiu ao estudante solicitar o financiamento a qualquer período do ano.

Quem pode fazer as Inscrições FIES 2017?

Podem solicitar o financiamento, todos os estudantes que estejam efetivamente matriculados numa instituição não gratuita, ou seja, privada, que possua avaliação positiva no Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Não pode solicitar o Fies, o estudante que:

  • Não tenha sido pré-selecionado no processo conduzido pelo MEC;
  • Cuja matrícula na instituição esteja trancada no momento da inscrição;
  • Que já tenha sido beneficiado com o financiamento;
  • Inadimplente com o Programa de Crédito Educativo (PCE/CREDUC);
  • Que já tenha concluído o ensino superior;
  • Beneficiário de bolsa integral do ProUni;
  • Beneficiário de bolsa parcial do ProUni em curso ou IES distintos da inscrição no FIES;
  • Que tenha participado do Exame Nacional do Ensino Médio Enem – a partir da edição de 2010 e obtido média aritmética das notas nas provas inferior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e/ou nota na redação igual a 0 (zero);
  • Cuja renda familiar mensal bruta per capita seja superior a 2,5 (dois e meio) salários mínimos.

enem

Para participar do processo de seleção, é exigido ao estudante, ter participado do Enem, e assim será avaliado de acordo com os resultados da prova, sendo avaliado:

  • Média das notas obtidas na prova do Enem igual ou superior a 450 pontos;
  • Nota da redação maior que zero.

Inscrições FIES 2017: Como se inscrever

As inscrições são feitas no site do Fies, e o estudante pode se inscrever para solicitar o financiamento a qualquer período do ano, de acordo com sua necessidade.

Se é o seu primeiro acesso aos sistema e você nunca fez algum cadastro no Fies, clique na imagem a baixo, e será direcionado à página de cadastro no sistema, mas antes, confira o passo a passo para te esclarecer em como proceder:

  • Clique na imagem a seguir para acessar a página de cadastro no Fies; 

screenshot_1

  • Informe o número do seu CPF, sua data de nascimento, um endereço de e-mail válido, e uma senha que será utilizada para você acessar o sistema.
  • Após preencher o que se pede, clique em “enviar”
  • Abra o e-mail que você cadastrou e aguarde uma mensagem no endereço de e-mail que você cadastrou para validar o seu cadastro.
  • Com o link disponibilizado no e-mail que você recebeu, você terá acesso ao Fies Seleção e fará sua inscrição informando seus dados pessoais, do seu curso e da instituição.

O estudante pré–selecionado deverá acessar o SisFIES e efetivar sua inscrição, em até 5 (cinco) dias corridos a contar da divulgação de sua pré–seleção, informando os dados de financiamento a ser contratado.

unesp-novos-cursos-jpg

Após concluir sua inscrição no SisFIES, o estudante deverá validar suas informações na Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento (CPSA), em sua instituição de ensino, em até 10 dias contados a partir do dia posterior ao da sua inscrição. 

Após esse processo, você será instruído pela CPSA da sua instituição para concluir seu financiamento.

2 thoughts on “Inscrições FIES 2017: Faça Agora seu Cadastro!

  1. Pingback: SITE FIES 2017 - sisfiesportal.mec.gov.br

  2. Pingback: FIES PÓS GRADUAÇÃO 2017:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *