CPSA FIES: O que é, Documentos Necessários

Para garantir o FIES é preciso estar com a documentação correta. O CPSA FIES é a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento. Deste modo, ela faz parte do processo para garantir o financiamento. Com isto é preciso entender como o CPSA FIES funciona. Confira o artigo e veja a documentação necessária.

CPSA FIES

O que é o CPSA FIES

Para entender sobre a Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento é preciso saber sobre o FIES. O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do MEC que permite o financiamento de cursos de graduação. Através do projeto é possível beneficiar os alunos que estão matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos. E que também possuem avaliação positiva no MEC.

Deste modo, a CPSA é o órgão responsável pela validação das informações dos estudantes. Com isto é possível dar início ao processo de aditamento de renovação dos contratos de financiamento.

Entretanto, cada local dos cursos da instituição de ensino participante do FIES possuem uma CPSA. No geral ela é composta por cinco membros, mas dois são representantes da instituição. Enquanto dois da entidade máxima de representação estudantil. Por fim, o outro do corpo docente da instituição de ensino.

Documentos Necessários para o CPSA FIES

Depois de o aluno ter efetuado a inscrição pelo SISFIES 2017 é necessário ir CPSA da faculdade escolhida. Com isto é preciso apresentar alguns documentos. No entanto, não existem documentos pré-definidos, pois a comissão pode pedir além.

Geralmente a faculdade divulga os documentos, porém, pode ser que ela peça mais. Mas é possível que ela peça:

Comprovante de Identificação

Neste caso pode ser solicitado vários tipos de documentos para verificar a identidade.

Comprovante de Residência

Documentação na qual comprove o endereço do aluno, conforme a inscrição. No geral são correspondências oficiais, como extrato do FGTS, faturas, contrato de aluguel, contas entre outros.

Comprovante de Rendimentos

Conforme a atividade do aluno, o responsável e até o fiador da CPSA pode pedir outros documentos.

Com isto o ideal é verificar com a sua própria instituição para saber quais são os documentos corretos. Além disso, caso o candidato tenha alguma outra dúvida, ele pode conferir a lista completa por aqui.

Documentos do CPSA FIES no banco

Após comprovar suas informações inclusive rendimentos a universidade vai solicitar alguns documentos. Com isto será necessário documentos originais e fotocópias, para isto o aluno deve levar:

  • Certidão de casamento, CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • Comprovante de residência.
  • CPF próprio e, se menor de 18 anos de idade não emancipado, CPF do seu representante legal;
  • Documento de identificação;
  • Documento de Regularidade de Inscrição (DRI) emitido pela Comissão Permanente de Supervisão e Acompanhamento do FIES (CPSA);
  • Termo de concessão ou de atualização do usufruto de bolsa parcial do ProUni, quando for o caso;

Documentos para o fiador

  • Certidão de casamento;
  • Comprovante de rendimentos, salvo no caso de fiança solidária.
  • Comprovante de residência;
  • CPF e documento de identificação do cônjuge, se for o caso;
  • CPF;
  • Documento de identificação;

Com a documentação correta fica mais fácil finalizar o seu cadastro e garantir o seu financiamento. Caso ao aluno tenha alguma dúvida sobre o CPSA FIES ou outra questão pode entrar aqui na página oficial.

One thought on “CPSA FIES: O que é, Documentos Necessários

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *